quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carta a Joseba - Armando Faria Neves


Meu querido Amigo,

O mundo em que vivemos carece, mais do que nunca, de idealistas sonhadores como nós, Ele não nos perdoa, por não admitir nem suportar, o “terrível pecado” do sonho que acalentamos por uma vida digna, de liberdade e de respeito às diferenças inerentes à condição humana, na senda da felicidade individual e coletiva. Impõe-nos um modelo pérfido e cruel de mordaças e cabrestos como quem tange um rebanho de bestas. 

Quero dizer-te, Amigo, que todos os que conhecem teu nobre caráter, sentem-se orgulhosos por ter-te como um dos nossos, e ao carregarem-te para o cárcere, levaram-nos a todos nós contigo. Aí permaneceremos juntos, unidos, solidários e orgulhosos por dividirmos a cela contigo, até ao dia de tua libertação. Quero informar-te que, desde tua detenção, formou-se, pelo mundo a fora, uma corrente solidária e fraternal em teu favor. 

JOSEBA & ARMANDO

Escrevo-te isto para que sintas que nunca como agora estiveste conectado com quem, como tu, pensa e sente que a vida só é digna se vivida com dignidade. Tua companheira amiga e dedicada, assim como tua idolatrada filha que contigo sofrem neste transe doloroso, sairão dele, como todos nós, ainda mais orgulhosos de ti. 

Esse teu calvário, querido Joseba, está chegando ao fim. E quando te libertares desse pesadelo, estarás livre para voar pelos céus da liberdade, desde o generoso Brasil que te acolheu como irmão, até ao saudoso regaço da Pátria Basca, donde te arrancaram, brutalmente, há vinte e tantos anos.
Até breve, querido JOSEBA, com um fraternal abraço e muito orgulho de ti.

“CORTAM-NOS A ASA, MAS A ALMA VOA”- Guerra junqueiro.

Olhos D’Água-GO., 21 de Janeiro de 2013.
Armando Faria Neves


ASSINE A PETIÇÃO DE LIBERDADE A JOSEBA - CLIQUE AQUI
http://tinyurl.com/liberdadeajoseba

2 comentários:

  1. Cara Irina,

    Espero que tudo esteja bem.

    Ao saber da prisão de Joseba Gotzon Vizan González no dia 18 de janeiro de 2013, lancei uma campanha internacional contra a extradição e pela sua libertação.

    Tomei por base dois excelentes artigos escritos pelo jornalista Mauro Santayana no jornal "Hoje em Dia" e na "Carta Maior". Já enviei milhares de "emails", incluindo a Presidenta Dilma, Ministros de Estado, principalmente o da Justiça e dos Direitos Humanos. Escrevi para dezenas de órgãos internacionais que defendem os direitos humanos. Até para times de futebol das regiões bascas, como por exemplo, o Barcelona. Relatei o caso ao jurista Baltasar Garson, especialista no assunto. Abri três "abaixo assinados" que já ultrapassaram 1.500 assinaturas.

    Fique muito feliz em tomar conhecimento da sua iniciativa, como também, da Raissa Neves e Armando Neves. Outrossim, gostaria de receber mais informações, porque só vou parar com a campanha o dia que ele for libertado. Apesar de não conhecê-lo, defendo os direitos humanos, o asilo político a justiça plena e a soberania nacional.

    Conversei pessoalmente com o jornalista Mauro Santayana sobre o "silêncio" das autoridades e da mídia, após a prisão. Cheguei até fazer a leitura que o Joseba Gotzon Vizan González havia sido sequestrado e levado a Espanha. Com as novas noticias que estão postadas no blog renovei as minhas esperanças.

    Solicito a gentileza de enviar-me uma fotografia recente do Joseba e informa que estarei divulgando o blog "Liberdade a Joseba Gotzon Vizan". http://liberdadeajoseba.blogspot.com.br/

    Espero que continuemos a trocar ideias. Abaixo um resumo das iniciativas tomadas:

    Abraços e felicidades,
    Betinho Duarte
    www.betinhoutopia.blogspot.com.br


    FALE COM A PRESIDENTA DO BRASIL DILMA ROUSSEFF
    https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/

    Leiam os artigos e os abaixo assinados
    http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/sharing/237288/landscape/1358710545/37c16315c48b7325ec3e4616416df9fe

    http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5940
    http://www.avaaz.org/po/petition/CONTRA_A_EXTRADICAO_DE_JOSEBA_GOTZON_VIZAN_
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2013N34912

    ResponderExcluir
  2. Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2013.
    Exma. Sra.
    Ministra Maria do Rosário Nunes
    DDa. Secretária dos Direitos Humanos
    A/C Dr. Bruno Monteiro
    Chefe de Gabinete
    ASSUNTO:PRISÃO de Joseba Gotzon Vizan González

    Solicitamos esclarecimentos, acompanhamento e pronunciamento público sobre a prisão de Joseba Gotzon Vizan González.
    Há um silêncio sobre este fato que está causando perplexidade, incertezas, preocupações e dúvidas.
    Segundo os meios de comunicação, ele era membro do ETA e vivia no Brasil há mais de 16 anos, com esposa e filho, trabalhando como professor de espanhol e tradutor em um curso de idiomas.
    As notícias permitem interpretações tais como: sua prisão foi efetuada pela polícia espanhola no Rio de Janeiro, numa grave afronta à soberania nacional. Dizem que foram acompanhados pela Polícia Federal . "Se não há acordo formal, negociado pelos respectivos ministérios de Relações Exteriores, os policiais brasileiros envolvidos podem sofrer sanções disciplinares. Nesse caso, a Polícia Federal não deve prestar serviço a autoridades estrangeiras, nem à Polícia Nacional da Espanha atuar no Brasil" (Mauro Santayana).
    Gostaríamos de saber onde ele está preso, o regime de prisão, se está sendo acompanhado por advogados e qual a situação da esposa e filho.
    O silêncio das autoridades e da mídia sobre Joseba Gotzon Vizan González pressupõe que ele tenha sido sequestrado e levado para a Espanha sem autorização do STF e da Presidenta Dilma Rousseff. Praticamente o único jornalista que escreveu de maneira clara, objetiva e ética sobre o assunto foi Mauro Santayana. No jornal Hoje Em Dia (20/01/13) e na revista Carta Capital.
    Esta é uma das manchetes sobre a prisão de Joseba Gotzon Vizan González:
    "Terrorista espanhol preso no Rio era professor de idiomas na Zona Sul
    Crime de Joseba Gotzon González iria prescrever em uma semana, diz PF.
    Foragido era ligado ao ETA e usava nome de outro espanhol no país.(Tássia Thum Do G1 Rio)"
    Mesmo com informações contraditórias, começamos umacampanha internacional contra a extradição de Joseba Gotzon Vizan González. Transcrevemos abaixo textos sobre a mesma.
    Atenciosamente
    BETINHO DUARTE
    Assessor Especial da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Minas Gerais
    Vice Presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Politica do Brasil
    Membro efeitivo do CASC – Comite de Acompanhamento da Sociedade Civil ao Memorial da Anistia Politica do Brasil e da Comissão de Anistia , Ministério da Justiça
    Campanha internacional contra a extradição de Joseba Gotzon Vizan González.

    ResponderExcluir